domingo, 8 de agosto de 2010

Minha homenagem as "pães" neste dia do Pais.





Hoje foi o dia dos pais. Fiquei me lembrando de quantos pais seriam homenageados por seus filhos, enquanto outros filhos não se lembrariam de dar um beijo em sua mãe que cumpriu este papel com bravura e dignidade já que havia um pai ausente em casa.
Pai ausente?Como assim?Morreu?
Não, está vivinho da Silva.Está ausente, aliás sempre foi um ausente.
Falo  naqueles que nunca quiseram assumir a paternidade, conhecer o filho, os que sem querer conhecê-los ainda exigiram que ele fôsse abortado,pois sua existencia iria tolher a sua liberdade, sendo apenas uma pedra no seu sapato.
Falo aqui das mães que assumiram uma gravidez sózinhas e foram adiante nesta tarefa árdua de ser mãe e pai ao mesmo tempo.
Tiveram na hora do parto a mão da coragem e não de um companheiro.
As noites insones, as mamadeiras, a febre alta, não foram divididas e sim assumidas por ela em sua integralidade.As lições do colégio, o primeiro namorado(a), as primeiras dúvidas sobre a vida, sexo, moral, diferenças entre o certo e o errado foi ela que estava a postos para ensinar o caminho. Aquelas festinhas intermináveis do colégio, os temas, os vários "nãos",que precisam ser ditos para estipular limites,  as noites em claro (de novo) só que agora é a balada que não a deixa ter o sono regenerador necessário.
Falo aqui nas mães, independente da profissão, que sustentaram e sustentam  sózinhas todas necessidades desta criança como os estudos, o dentista,  remédios,  livros e cadernos, roupas , alimentação, esporte...

Onde andará o outro(vamos combinar de chamá-lo assim)?Quem?O pai da criança, ora.

O outro certamente vai aparecer, mas só quando este filho já criado com tanto sacrifício for motivo de orgulho!
Quer encontrá-lo?
Então olhe ele lá nas fotografias da formatura, do pós, do doutorado, do casamento, saboreando os doces, o bolo, batendo palmas e fazendo o social.Mas quem pagou a festa continua sendo a mãe!
 Muitas  vezes, garanto a voces,  terá a cara de pau de aparecer no hospital quando o primeiro neto ou neta  estiver nascendo e se mostrar emocionado quando a criança apresentar seu primeiro grito de vida e vai parecer a todos  que tem os olhos lacrimejando ao ver a beleza da cena do obstetra colocando ao seio da mãe aquele ser tão frágil e  notar que existe  um pai ao lado desta mulher  que chora de verdade, de mãos com ela, emocionado.

Em tempo, esta minha homenagem às "pães"(pai e mãe ao mesmo tempo) também direciono à muitos pais que criaram os filhos sózinhos sem a figura das mulheres, certamente porque a felicidade ou a profissão delas era mais importante que um filho. Só que estas, eu garanto, não vão se interessar por estar presentes batendo palmas em formatura, casamento, nascimento de netos, porque quando a mulher deixa a cria, coisa que nem  bicho  faz, é porque ela é muito doente.(Martha Mansur)-advogada de Familia.

DR50 video comunicação - TOURISTIC PORTO ALEGRE nov 2008


Para quem está aqui e sabe preservar.


Para todos perderem aquela mania, bem de gaúcho urbano, de falar mal do que é nosso.
Hábito cultivado principalmente por quem saiu daqui.
Um dos poucos vídeos em Inglês que de uma maneira extraordinária consegue captar a eclética personalidade de Porto Alegre.
Sim, é para Inglês ver. Sim, é para o mundo nos conhecer. Sim, a cidade tem problemas, mas existem momentos em que devemos falar apenas nos apectos positivos.
E são tantos...
É dessa maneira que atrairemos investimentos saudáveis, sustentáveis, ao mesmo tempo que conscientiza a população das condições favoráveis e do imenso potencial de Porto Alegre.
Ao final, Poa lembra uma combinação de New York com San Francisco, porém mais humana.