domingo, 19 de setembro de 2010

Voce é adulto mesmo? (Martha Medeiros)

Um dos sintomas do amadurecimento é justamente o resgate da nossa jovialidade, só que não a jovialidade do corpo, que isso só se consegue até certo ponto, mas a jovialidade do espírito, tão mais prioritária.
Você é adulto mesmo?
Então pare de reclamar, pare de buscar o impossível, pare de exigir perfeição de si mesmo, pare de querer encontrar lógica pra tudo, pare de contabilizar prós e contras, pare de julgar os outros, pare de tentar manter sua vida sob rígido controle. Simplesmente, divirta-se !
Não que seja fácil.
Enquanto que um corpo sarado se obtém com exercício, musculação, dieta e discernimento quanto aos hábitos cotidianos, a leveza de espírito requer justamente o contrário: a liberação das correntes.
A aventura do não-domínio. Permitir-se o erro. Não se sacrificar em demasia, já que estamos todos caminhando rumo a um mesmo destino, que não é nada espetacular. É preciso perceber a hora de tirar o pé do acelerador, afinal, quem quer cruzar a linha de chegada?
Mil vezes curtir a travessia.
Dia desses recebi o e-mail de uma mulher revoltada, baixo-astral, carente de frescor, e fiquei imaginando como deve ser difícil viver sem abstração e sem ver graça na vida, enclausurada na dor. Ela não estava me xingando pessoalmente, e sim manifestando sua contrariedade em relação ao universo, apenas isso: odiava o mundo.
Não a conheço, pode sofrer de depressão, ter um problema sério, sei lá.
Mas há pessoas que apresentam quadro depressivo e ainda assim não perdem o humor nem que queiram: tiveram a sorte de nascer com esse refinado instinto de sobrevivência.
Dores, cada um tem as suas. Mas o que nos faz cultivá-las por décadas? Creio que nos apegamos com desespero a elas por não ter o que colocar no lugar, caso a dor se vá.
E então se fica ruminando, alimentando a própria “má sorte”, num processo de vitimização que chega ao nível do absurdo. Por que fazemos isso conosco?
Amadurecer talvez seja descobrir que sofrer algumas perdas é inevitável, mas que não precisamos nos agarrar à dor para justificar nossa existência.

FESTAS:COMO IR?COMO ME COMPORTAR?

CAPITULO 1- COMO SE APRESENTAR

Ao sermos convidadas para uma festa, a primeira coisa que nos vem a cabeça é como devemos nos apresentar, que roupa usar.Sempre achei, por experiência própria,  que isto dependia do bom senso, do savoir- faire, da intuição. Lêdo engano! Muitas pessoas não tem a mínima noção de ocasião e acabam fazendo "feio", como se diz popularmente.
 Por exemplo: fomos convidadas para um churrasco ao meio dia ou mesmo a noite, logo, sabendo-se  que o ambiente será de descontração a roupa não poderia  ser diferente disto: um vestido clean,  ou um bonito jeans com camisa, um casaquinho estiloso ou uma jaqueta moderna de bom corte se estiver friozinho, e  nada de brilhos nem make exagerado.Chamamos isto de traje esporte!
Agora, o convite é para um aniversário  na residencia da anfitriã, independendo da idade da aniversariante, vai pedir uma roupa mais arrojada, tecido nobre, acompanhado de uma bela jóia ou bijoux de classe, sapatos de salto alto e finos(saltos grossos jamais), uma bolsa chic que arremate o traje.Mas por ser uma veste mais elaborada não há necessidade de exageros, pois vamos lembrar que  sempre "menos é mais".Chamamos de traje social!
E se for uma festa que pede uma roupa mais elaborada, homens engravatados ou black tie, geralmente bailes de debutantes,  casamentos, algumas formaturas, aí  voce poderá ousar, com longos, amplos decotes, mais adereços.Uma maquiagem mais elaborada, jóias, brilhos.
Vamos a alguns exemplos:

Um encontro descontraído...vestidos básico com bons acessórios, jeans com camisetões ou com camisas..





Agora, se o convite é mais formal, pedindo mais elaboração, vejamos meu palpite...Rendas e recortes estão em alta.E sempre salto alto !





 Bem, agora vamos para o último quesito:se a festa requer um vestido longo, requintado, ou mesmo um curto, se voce preferir, mas de grande impacto..Vamos ao que está em alta no mundo da moda:( alguns destes modelos voce encontra na GB Dallegrave )















Não esqueça de acessórios chics e saltos altos, sempre!

CAPITULO 2:  COMPORTAMENTO


Bem, de que vale saber como nos apresentar se na hora dos cumprimentos, de sentar a mesa, ou mesmo de aceitar um canapé não sabemos como agir de forma elegante?Não adianta estarmos vestindo um Dior autentico se ao pegar os talheres ou utilizar os copos enfileirados errarmos feio causando constrangimento a quem nos acompanha ou nos convida, cometendo gafes.

Vejamos regras básicas:

Gafe vem do francês Gaffeur, que nada mais é do que a pessoa que comete gafe!
Ao contrário que muita gente pensa, não se deve tentar consertar uma gafe, ao fazê-lo, a tendência é piorar a situação ainda mais. Para que se evite gafes, ou para que, caso você não saiba o que fazer, pedir ajuda nunca é demais.
Todo mundo sabe que colocar o cotovelo na mesa numa refeição formal não é nada elegante, mas há muito outros detalhes além do seu cotovelo.
Ao ser convidada para sentar à mesa, é a dona da casa quem dá o sinal ou faz o convite.Chegando à mesa, espere que ela lhe diga qual o lugar que deve ocupar.Não demore demais para atender ao chamado. Mas também não se precipite e nem se sente no primeiro lugar que lhe agradar, como no lugar da dona da casa, que é a cadeira da extremidade.

Os talheres parecem instrumentos cirúrgicos?
Tudo é arrumado na mesa para auxiliá-la durante a refeição e os talheres são distribuídos na ordem de seu uso, de fora para dentro. Portanto, vá utilizando naturalmente os mais próximos do seu alcance. Mas, se alguma dúvida persistir, espere um pouco e observe alguém.
Não pegue um talher para depositá-lo imediatamente ou trocá-lo por outro, nem faça comentários em voz alta sobre qual talher deverá ser usado.

Regras básicas:
Limpe discretamente a sua boca antes de usar os copos para evitar que manchas de comida fiquem no copo, isso poderá causar efeitos desagradáveis em quem estiver próximo de você. Quanto aos talheres, segure a faca com a mão direita, com o dedo indicador mais próximo da lâmina sem encostar, e, enquanto estiver utilizando a faca, maneje o garfo com a mão esquerda. Tratando-se de uma comida que não necessite ser cortada, utilize o garfo com a mão direita. Os alimentos são cortados à medida que se come. E a sopa se toma com a colher de lado, e não colocando a ponta na boca.
Por favor, jamais pique todos os alimentos para depois comê-los só com o garfo ou colher, lembre-se que você não está num boteco. Ficar "passando" com os talheres da mão direita para esquerda ou vice-versa. Não beber a água, ou o vinho todo de uma vez. Não sopre a sopa para esfriá-la.

O que será servido?
Parece que inventaram alimentos para criar vexame, mas tenha calma você não precisa se sentir um cirurgião com tantas ferramentas na mesa à sua frente. Não se deixe intimidar. A salada deveria vir em pedaços de dimensão ideais, mas caso isso não ocorra, corte as folhas com o garfo( poucas vezes) ou dobre-as sempre com garfo. A forma correta de se comer um coquetel de camarão é usando a colher para o molho e os camarões menores e os camarões graúdos com o garfo.Mamões e melões cortados ao meio comem-se com a colher.
Evite "lutar" com a comida, demonstrando esforço ao cortar ou erguendo muito os cotovelos. Não se debruce sobre o prato, leve o garfo até a sua boca. Não se sirva de grandes bocados de cada vez como uma folha de alface inteira. Não faça ruídos ao mastigar. Não fale de boca cheia. Se houver uma comida de que você não gosta ou não quer se arriscar, não a recuse; sirva-se de uma porção mínima, coma o que puder e deixe o resto no prato, ou seja, disfarce, diga que está em regime.

O bate papo à mesa
Se você estiver conversando, dê um tempo para a sua mastigação, antes de falar qualquer coisa, para evitar que pedaços de alimentos respinguem na cara da pessoa que está ao seu lado.
Não converse só com a pessoa mais conhecida ou mais bonito(a). Não fale alto demais e jamais dê risadas escandalosas, principalmente quando estiver com comida na boca. E não fale sempre com o rosto voltado para o prato.Por favor evite assuntos constrangedores e se acontecer se abstenha de opinar.Fofocas, falar mal de alguém em qualquer lugar público,  é de última!
Se oferecerem lavanda à sua frente em uma tijela de vidro ou de outro material sobre um prato, você deverá usá-la para molhar somente as pontas dos dedos e colocá-la à esquerda do prato, isso serve para limpar os dedos quando você come algo gorduroso com as mãos. Se o garçom colocá-la à sua esquerda, utilize-a depois de ter comido.

Posso fumar?
De preferência, não, mesmo que a dona da casa coloque cinzeiros e cigarros à mesa. Os que não fumam, com certeza não irão gostar da sua idéia. Ou em ultimo caso vá até o jardim e fume lá.

Acidentes de percurso

1-Derramei a bebida na mesa, e agora? - Evite exagerar o seu constrangimento. Peça desculpas à dona da casa moderadamente (não precisa se ajoelhar para pedir desculpas). Certamente ela te colocará à vontade.
2-Derramei comida no colo! - Se for coisa pequena, limpe discretamente com o guardanapo e deixe assim mesmo. Em caso de desastre maior como derramar a sopa inteira, peça licença a todos e vá limpar-se no banheiro. E não fuja de vergonha.
Se derramarem comida em você - e o garçom ou o vizinho mancharem sua roupa com comida, não faça escândalo. Diga com naturalidade e displicência, que não há importância e que não foi nada, mesmo que o seu vestido tenha saído uma fortuna para aquele jantar especial. Melhor dessa forma, pois agir com ignorância não vale a pena. Se puder, diga algo divertido para aliviar o constrangimento do desastrado. Seguramente alguém elegante fará o mesmo para você caso você derrame comida em alguém.
3-Se cair alguma coisa?guardanapo, talheres? - Não se debruce para pegar o talher. Peça outro discretamente ao garçom, pois dessa maneira muitos convidados nem irão perceber.

POR FAVOR, EVITE!
- Começar a comer antes da dona da casa. Comer feito um leão. Comer devagar demais, atrasando todos, ou depressa demais, acabando antes de todos. Jamais monopolize a conversa até mesmo daqueles que estão distantes falando de algo que te interesse. Não diga "ESTOU VARADA DE FOME" " DESDE MANHÃ NÃO COMO NADA" " ESTOU ESTOURANDO DE TANTO COMER", não palite os dentes, nem fique olhando a marca nas costas do prato, etc.

Em resumo:
Quer fazer bonito?

Vista-se de acordo com a ocasião, mantenha-se sempre natural , elogie discretamente a comida, mas não todas e, sim, a que realmente lhe agradar. Fique sempre atenta ao garçom, para facilitar seu trabalho de serví-la pela esquerda e tirar os pratos pela direita. Beba e coma com moderação.

E BOA FESTA!