sábado, 31 de julho de 2010

O segredo dos teus olhos.-O filme.

Sinopse:
Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.
 
 
O diretor Juan José Campanella (com o filme 'O Filho da Noiva) volta aos cinemas com este filme imperdível.
Em ‘O Segredo dos Seus Olhos‘ temos a vida de um homem passado a limpo. São 25 anos que serão revistos, minuciosamente, através de um livro do qual ele se dispôs a escrever após aposentado. Numa tentativa de entender porque não viveu na plenitude. Porque apenas exerceu seu ofício. Teria sido por timidez? Faltou-lhe arrojo? Ousadia? Porque paixão existia. Desde que olhou pela primeira vez para uma certa mulher. Ou melhor, ambos se olharam, e nesse primeiro olhar muito disseram, mas nada sonorizado.

Os personagens são muito bem construídos durante a trama e volta e meia ele faz flashback da historia. Com isso, acaba trazendo novos elementos a cada momento o que vai tornando a historia cada vez mais interessante.
Este é um filme de olhares que dizem mais que palavras, de segredos, de amores platônicos e desejos não realizados. Vidas que se cruzam mas  que não produzem troca de  afetos porque falta a coragem de verbalizá-los  e de poder com isto, vivê-los plenamente.
O cineasta Campanella trabalha com seu ator preferido, Ricardo Darin, adaptando  um romance de Eduardo Sacheri com  maestria, juntando no mesmo filme diversos tipos de gêneros do cinema, tais como suspense, drama, romance, policial, comédia, denúncia política (uma parte do filme se passa durante a ditadura militar argentina) e até uma pitada de film noir.
O filme busca também fazer um estudo do que leva uma pessoa a ficar obcecada, em contraste com o vazio existencial enfrentado por Espósito e o que ambos sentimentos geram de consequencias.
É imprescindível não esquecer do ótimo trabalho de caracterização, que contribuiu para dar maior realismo a trama, já que o envelhecimento e rejuvenescimento dos atores ao longo do filme é digno de grandes produções americanas.

A produção teve grande êxito comercial na Argentina, perto de 1 milhão de expectadores, além de ter tido boa recepção pela crítica.
Recomendo!

Com este filme me veio  a lembrança um poema de Sophia de Mello Breyner sobre a solidão e o vazio:

Num deserto sem água

Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua
Por maior que seja o desespero,
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário